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PROJETO VAMOS LER





PROJETO: VAMOS LER





AUTORAS:

Rauflisa Conceição dos Santos
Rosália Conceição dos Santos Pereira





ITAGUATINS-TOCANTINS

PÚBLICO ALVO:

Alunos 1º ao 9º ano



1. APRESENTAÇÃO


O projeto de incentivo a leitura visa oferecer a Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira suporte na ação pedagógica dos professores objetivando minimizar as dificuldades hora vigente no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Partindo dessa concepção, esse projeto irá valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais com sua diversidade de funções procurando diferenciar e redimensionar as metodologias utilizadas na sala de aula propiciando momentos de interação e para isso é importante que o trabalho em sala de aula se organize em torno da reflexão sobre as diferentes possibilidades de proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa, para que os alunos tornem-se capazes de produzir, interpretar e localizar informações explicitas e inferir informações implícitas nos textos.
2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem em relação a apropriação das habilidades ler e escrever são bastantes pertinentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental partindo desse pressuposto esse projeto irá dar suporte a ação pedagógica dos professores no sentido de minimizá-las, desenvolvendo as atividades com dinamismo para que se torne um trabalho diferenciado e significativo para o educando é importante partir de uma reflexão sobre as metodologias utilizadas e assim alcançar os objetivos almejados em relação ao ensino oferecido na Unidade Escolar.
3. OBJETIVOS:

  • Incentivar os alunos a manusear livros do cantinho da leitura e da biblioteca.
  • Formar leitores competentes.
  • Estimular a leitura de imagens, palavras, frases, textos, etc.
  • Desafiar o aluno a produzir textos, registrar ideias, sentimentos, reivindicações, etc.
  • Promover momentos de leitura : a hora do conto (atores são os professores, coordenadores e alunos), para que eles possam adquirir o hábito e o gosto pela leitura.
  • Propiciar a interação da comunidade escolar e local através da leitura.

  1. CONTEÚDOS
  • Cantigas de roda.
  • Rótulos.
  • Embalagem.
  • Receitas.
  • Poesias.
  • Fábulas.
  • Parábolas.
  • Parlendas.
  • Contos de Fada.
  • Histórias em Quadrinhos.
  • Músicas.



  1. ÁREA

  • Língua Portuguesa


  1. RECURSOS DIDÁTICOS

  • Livro Didático.
  • Livros de Literatura Infantil, gibis.
  • Gêneros Textuais.
  • Papel 40 kg., cartolina, papel sufit, embalagens, etc.
  • Micro-system, aparelho de DVD, TV, Data show, etc.

  1. PROCEDIMENTOS
  • Reunir todos os alunos para apresentar o Projeto de Incentivo a Leitura: Vamos Ler explicando as regras e sua importância para elevar a qualidade do ensino oferecido pela Unidade Escolar.
  • Buscar parcerias junto a Secretaria de Educação para a aquisição de livros, revistas, gibis, etc.
  • Levar para a sala de aula gêneros textuais diferenciados tais como: cantigas de roda, rótulos, jornais, revistas, gibis, história em quadrinhos, poesias, poemas, músicas, etc.
  • Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no pátio da escola para apreciação da comunidade escolar e local, nessa mesma oportunidade eles irão participar de várias atividades, brincadeiras, jogos, etc.
  • Organizar espaços para a realizar leitura coletiva, campeonato de leitura, festival de poesia, e roda de leitura.
  • As atividades desenvolvidas pelos alunos incentivando-os para que estes adquiram o hábito e o gosto pela leitura.

  1. SUGESTÕES PARA AJUDAR OS ALUNOS A APROPRIAREM-SE DA LEITURA E ESCRITA:

  • Aproximar os conteúdos de cada aula com a realidade do aluno.
  • Trabalhar de modo interdisciplinar.
  • Incentivar a autonomia dos alunos para as leituras.
  • Ler todo dia um capítulo de uma história na sala de aula.
  • Construir história no coletivo.
  • Orientar os alunos observar e anotar os anúncios, propagandas, nomes de remédios, etc.


  1. PRODUTO FINAL:

  • Aquisição e ampliação das habilidades básicas: leitura e escrita dos alunos que se encontram com dificuldades no processo de aprendizagem.
  • O aluno ser capaz de desenvolver suas habilidades de expressar-se com clareza, de ler adequadamente, de produzir textos coerentes e coesos e de refletir sobre seus próprios textos.

10. RECURSOS:


  • HUMANOS – Equipe Pedagógica e Administrativa.
  • FINANCEIRO – Secretaria Municipal de Educação.



11. PERIODO DE EXECUÇÃO:


  • Início: 04/08/2009.


12. AVALIAÇÃO:


  • A Avaliação através da participação dos alunos nas atividades realizadas.
  • Observação, análise, frequência e assiduidade, etc.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


  • REVISTA Construindo Notícias nº 34 Ano 06 maio/junho 2007.
  • PARÂMETROS Curriculares Nacionais – língua Portuguesa/ Ministro da Educação Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
  • REVISTA, Nova Escola por que trabalhar com projetos: nº 122, São Paulo: 1999.