PROJETO: VAMOS LER
AUTORAS:
Rauflisa Conceição dos Santos
Rosália Conceição dos Santos Pereira
ITAGUATINS-TOCANTINS
PÚBLICO ALVO:
Alunos 1º ao 9º ano
1. APRESENTAÇÃO
O projeto de incentivo a leitura visa oferecer a Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira suporte na ação pedagógica dos professores objetivando minimizar as dificuldades hora vigente no processo de ensino-aprendizagem nas séries iniciais e finais do ensino fundamental.
Partindo dessa concepção, esse projeto irá valorizar o uso da língua em diferentes situações ou contextos sociais com sua diversidade de funções procurando diferenciar e redimensionar as metodologias utilizadas na sala de aula propiciando momentos de interação e para isso é importante que o trabalho em sala de aula se organize em torno da reflexão sobre as diferentes possibilidades de proporcionar uma aprendizagem significativa e prazerosa, para que os alunos tornem-se capazes de produzir, interpretar e localizar informações explicitas e inferir informações implícitas nos textos.
2. JUSTIFICATIVA
Sabe-se que as dificuldades de aprendizagem em relação a apropriação das habilidades ler e escrever são bastantes pertinentes no processo de ensino-aprendizagem dos alunos das séries iniciais e finais do ensino fundamental partindo desse pressuposto esse projeto irá dar suporte a ação pedagógica dos professores no sentido de minimizá-las, desenvolvendo as atividades com dinamismo para que se torne um trabalho diferenciado e significativo para o educando é importante partir de uma reflexão sobre as metodologias utilizadas e assim alcançar os objetivos almejados em relação ao ensino oferecido na Unidade Escolar.
3. OBJETIVOS:
- Incentivar os alunos a manusear livros do cantinho da leitura e da biblioteca.
- Formar leitores competentes.
- Estimular a leitura de imagens, palavras, frases, textos, etc.
- Desafiar o aluno a produzir textos, registrar ideias, sentimentos, reivindicações, etc.
- Promover momentos de leitura : a hora do conto (atores são os professores, coordenadores e alunos), para que eles possam adquirir o hábito e o gosto pela leitura.
- Propiciar a interação da comunidade escolar e local através da leitura.
- CONTEÚDOS
- Cantigas de roda.
- Rótulos.
- Embalagem.
- Receitas.
- Poesias.
- Fábulas.
- Parábolas.
- Parlendas.
- Contos de Fada.
- Histórias em Quadrinhos.
- Músicas.
- ÁREA
- Língua Portuguesa
- RECURSOS DIDÁTICOS
- Livro Didático.
- Livros de Literatura Infantil, gibis.
- Gêneros Textuais.
- Papel 40 kg., cartolina, papel sufit, embalagens, etc.
- Micro-system, aparelho de DVD, TV, Data show, etc.
- PROCEDIMENTOS
- Reunir todos os alunos para apresentar o Projeto de Incentivo a Leitura: Vamos Ler explicando as regras e sua importância para elevar a qualidade do ensino oferecido pela Unidade Escolar.
- Buscar parcerias junto a Secretaria de Educação para a aquisição de livros, revistas, gibis, etc.
- Levar para a sala de aula gêneros textuais diferenciados tais como: cantigas de roda, rótulos, jornais, revistas, gibis, história em quadrinhos, poesias, poemas, músicas, etc.
- Exposição dos trabalhos realizados pelos alunos no pátio da escola para apreciação da comunidade escolar e local, nessa mesma oportunidade eles irão participar de várias atividades, brincadeiras, jogos, etc.
- Organizar espaços para a realizar leitura coletiva, campeonato de leitura, festival de poesia, e roda de leitura.
- As atividades desenvolvidas pelos alunos incentivando-os para que estes adquiram o hábito e o gosto pela leitura.
- SUGESTÕES PARA AJUDAR OS ALUNOS A APROPRIAREM-SE DA LEITURA E ESCRITA:
- Aproximar os conteúdos de cada aula com a realidade do aluno.
- Trabalhar de modo interdisciplinar.
- Incentivar a autonomia dos alunos para as leituras.
- Ler todo dia um capítulo de uma história na sala de aula.
- Construir história no coletivo.
- Orientar os alunos observar e anotar os anúncios, propagandas, nomes de remédios, etc.
- PRODUTO FINAL:
- Aquisição e ampliação das habilidades básicas: leitura e escrita dos alunos que se encontram com dificuldades no processo de aprendizagem.
- O aluno ser capaz de desenvolver suas habilidades de expressar-se com clareza, de ler adequadamente, de produzir textos coerentes e coesos e de refletir sobre seus próprios textos.
10. RECURSOS:
- HUMANOS – Equipe Pedagógica e Administrativa.
- FINANCEIRO – Secretaria Municipal de Educação.
11. PERIODO DE EXECUÇÃO:
- Início: 04/08/2009.
12. AVALIAÇÃO:
- A Avaliação através da participação dos alunos nas atividades realizadas.
- Observação, análise, frequência e assiduidade, etc.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
- REVISTA Construindo Notícias nº 34 Ano 06 maio/junho 2007.
- PARÂMETROS Curriculares Nacionais – língua Portuguesa/ Ministro da Educação Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
- REVISTA, Nova Escola por que trabalhar com projetos: nº 122, São Paulo: 1999.