Seguidores

Você é o visitante número

Loading...

PROJETO PÁSCOA NA MINHA ESCOLA


PROJETO


COMEMORANDO A PÁSCOA NA MINHA ESCOLA”




Proponentes: Rauflisa Conceição dos Santos e Rosália Conceição dos Santos Pereira








Itaguatins/2010
O significado da páscoa...


A páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Depois de morrer na cruz, seu corpo foi colocado em um sepulcro, onde ali permaneceu, até sua ressurreição, quando seu espírito e seu corpo foram reunificados. É o dia santo mais importante da religião cristã, quando as pessoas vão às igrejas e participam de cerimônias religiosas.

Muitos costumes ligados ao período pascal originam-se dos festivais pagãos da primavera. Outros vem da celebração do Pessach, ou Passover, a páscoa judaica. É uma das mais importantes festas do calendário judaico, que é celebrada por 8 dias e comemora o êxodo dos israelitas do Egito durante o reinado do faraó Ramsés II, da escravidão para a liberdade. Um ritual de passagem, assim como a “passagem” de Cristo, da morte para a vida.

No português, como em outras muitas línguas, a palavra páscoa origina-se do hebraico Pessach. Os espanhóis chamam a festa de Pascua, os italianos de Pasqua e os franceses de Pâques.

A festa tradicional associa a imagem do coelho, um símbolo de fertilidade, e ovos pintados com cores brilhantes, representando a luz solar, dados como presentes. A origem do símbolo do coelho vem do fato de que os coelhos são notáveis por sua capacidade de reprodução. Como a Páscoa é ressurreição, é renascimento, nada melhor do que coelhos, para simbolizar a fertilidade!
APRESENTAÇÃO





Sabendo da importância da páscoa na vida das pessoas, é impossível não comemorarmos a Páscoa quando temos crianças pequenas na escola! Nessa visão a Escola Municipal Santo Antonio da Cachoeira apresenta este projeto onde os funcionários se unirão para juntos realizarem uma festa em comemoração a essa data tão especial e que de forma alguma pode passar em branco.







JUSTIFICATIVA

Por entendermos que a páscoa proporciona as crianças o entendimento (o vivenciar) o significado da páscoa, o presente projeto, pretende através da realização de atividades, escolar as crianças em contato, com uma das tradições brasileira, que é a Páscoa, mostrando o verdadeiro significado, sentido espiritual e não comercial.



DURAÇÃO


UM DIA (09/04/2010)

PERIODO: MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO.

OBJETIVO

Levar os alunos a perceberem o verdadeiro significado da páscoa – o mais importante da Páscoa, não é somente o chocolate e sim, o amor e o respeito com o próximo e trabalhar a influência da mídia nas datas comemorativas, no consumo exacerbado na pouca valorização dos verdadeiros significados.
Vale ressaltar também a importância de propormos aos nossos alunos boas ações e solidariedade e que assim percebem que é muito importante realizá-las, e que isto nos sermos pessoas melhores.
PROGAMAÇÃO


DIVISÃO DOS FUNCIONÁRIOS PARA PREPARO DE BOLOS, LEMBRANÇAS E OVOS DA PÁCOA.




TURNO MATUTINO

TURNO VESPERTINO

TURNO NOTURNO

Maria Valdineide e Maria Luciane (1º e 2º ano 1)

Gracileide e Sônia Matos
(1º ano 2)

Márcia Ney e Charles
(5º ano 3 e 8º ano 3)

Marilene Mendes
(4º ano 1)

Neuma e Rita
(2º ano 2)

Genilde e Sandra
( 6º ano 3 e 8º ano 3)

Eliene e Gilson
(3º ano 1


Lucivânia e Fátima Silva
(3º ano 2)

Lucélia e Socorro Marinho
(7ºano 3)

Valdirene e Fátima Cardoso
(5º ano 1)

Vanilde
(4º ano 2)

Maria Divina e João
Manoel
(9ºano 3)

Wilma e Aldo
(6º ano e 9º ano 1)

Mara Régia
(5ºano 2)

Rosália e Maria Eliana
Brandão
(6º ano 3)

Adilson e Zeliânia
(7º ano 1)

Alba Lúcia e Carmelita
(6º ano 2)


Maria Pimentel e Eliana
Pimentel
(7º ano 3)


Jamerson e Carlúccio
(8º ano 1)



Edinéia e Sâmara
(7º ano 2)

Raimunda Pimentel e Almecides
(8º ano 3)


Sônia Alves e Dulcinéia
(Se Liga)

Cajueiro e Rauflisa
(8º ano 2)


Antonio Francisco e Carlos
Alberto
(9º ano 2)



AVALIAÇÃO

No final da programação todos os funcionários farão uma auto-avaliação da sua atuação e trabalhos realizados durante o dia.



Que todos os envolvidos na programação sejam
uma árvore de valores!