PROJETO ESPORTE E CIDADANIA
PROPONENTE: Rauflisa Conceição dos Santos
ITAGUATINS-TOCANTINS/2009
PÚBLICO ALVO: 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental
ÁREA: Educação Física e Arte.
APRESENTAÇÃO:
- As atividades praticas de educação Física devem garantir a participação de todos os alunos contemplando uma diversidade de habilidades. É importante também garantir um prática corporal inclusiva, incentivando a participação de todos nas atividades realizadas. A educação física não tem a pretensão de forma atletas, mas de propiciar uma diversidade de experiencias, as atividades esportivas realizadas são essenciais para uma vida saudável e também serve para identificar como os alunos se relacionam com o moivimento do dia a dia e como encaram o esporte na escola. Os movimentos representam a maneira de viver de um povo, e são também os resultados de uma cultura que faz parte da história.
JUSTIFICATIVA
Sabe-se que a Educação Física deve propiciar uma aprendizagem que mobilize aspectos afetivos, sociais e éticos. Partindo desse pressuposto os alunos serão incitados a participarem de novas situações de desafios corporais dentro das modalidades esportivas e manifestações culturais.
OBJETIVOS
- Estabelecer relações construtivas de respeito mútuo, repudiando qualquer atitude de violência.
- Incentivar a participação dos alunos nas atividades corporais.
- Construir uma relação de autoconfiança com a produção artística e cultural.
- Ampliar os conhecimentos sobre a cultura dos esportes.
- Aprender sobre as diferentes funções em eventos esportivos (jogadores, árbitro, técnico,etc.).
CONTÚDOS
- Jogos Pré-desportivos e populares – queimada, jogo de bola de gude, jogo de dama, jogo de dominó.
- Brincadeiras – amarelinha, pular corda, pular elástico.
- Esporte Coletivo – Futebol de salão, voley, futebol de campo. Atletismo.
- Arte na Escola- Música, dança, artes visuais, gincana, aula – passeio.
ESTRATÉGIAS
- Realizar jogos de : queimada, boliche, futebol de salão.
- Realizar festival de música, de danças com os alunos no pátio da escola.
- Organizar aula-passeio com os alunos e retornando a escola eles irão produzir textos e desenhos livre.
- Promover campeonato de: amarelinha, pular corda, pular elásticos, futebol de salão, voley, futsal de campo, atletismo,etc.
RECURSOS
- Bolas, elástico, corda, apito, redes de voley, bola de gude, desenho de amarelinha no pátio.
PRODUTO FINAL
- Promover campeonatos, festival de músicas e gincanas.
- Interação de alunos, comunidade escolar e local.
- Participação efetiva dos alunos nas atividades culturais e esportivas realizadas pela escola.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS
- PARÂMETROS Curriculares Nacionais – língua Portuguesa/ Ministro da Educação Secretaria da Educação Fundamental. 3ª ed. Brasília: Secretaria, 2001.
- REVISTA, Nova Escola por que trabalhar com projetos: nº 122, São Paulo: 1999.